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Up! - Conheça o novo compacto da Volkswagen

Up!A Volkswagen lançou em fevereiro de 2014 em Gramado (RS), o Up!, tido como o principal produto da marca desde o Gol, em 1980. Tendo as versões duas e quatro portas. O compacto ocupa o lugar do Gol G4 (antiga geração), aposentado neste ano e o mais barato no portfólio da marca.

Mercado e performance

Segundo a Volkswagen o Up! vai de 0 a 100km/h em 12,6 segundos com a gasolina e em 12,4 segundos com etanol, de acordo com o Inmetro, o modelo tem médias baixas de consumo, utilizando somente etanol, faz 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Ao serem abastecidos somente com gasolina, seu rendimento é de 13,2km/l na cidade e de 14,3km/l na estrada. Sendo comparado a um “Bluemotion”, designação usada pela marca para sua série de veículos com tecnologias ligadas à economia de combustível. Estarão presentes a partir da versão Move Up! os pneus “verdes”, com baixo coeficiente de arrasto (diminuição de atrito para tornar o carro mais econômico).

Up! Brasileiro X Europeu

O Up! Brasileiro, foi adequado a realidade do país, passando por um processo de adaptações que levou cerca de quatro anos, desde os primeiros rascunhos até a produção que está ocorrendo na fábrica em Taubaté (SP).

Segundo o chefe de desenvolvimento do Up, o carro teve que sofrer adaptações para o Brasil, aumentando o porta-malas.

O Up! nacional ganhou cerca de 64 litros no porta-malas, passando a capacidade para 285 litros, em relação ao modelo europeu comercializado desde 2010. Segundo a Volkswagen, da metade para trás do Up! vendido no Brasil é completamente novo, com o assento traseiro rebatido, o volume chega a 976 litros.

Para obter esse espaço maior de carga, o comprimento do veículo foi aumentado, chegando a 3,6 metros de comprimento. Internamente, o porta-malas também precisou ser reestruturado para comportar um estepe com roda normal – na Europa, ficam disponíveis apenas o kit de reparo e bomba de enchimento.

Na traseira, a tampa foi redesenhada para o Brasil, abandonando o modelo envidraçado, para se tornar de lataria convencional. "A tampa traseira foi modificada para diminuir o custo de reparo, mas também não é igual à do Skoda, é exclusiva para o mercado brasileiro", afirma Loureiro, em referência ao Citigo, modelo da marca tcheca que faz parte do grupo Volkswagen e tem mesma base do Up!.

Suspensão modificada

Para encarar um piso mais irregular por aqui, o modelo ganhou suspensões 20 mm maiores e pneus 6 mm mais altos, resultando em 1,50 metro de altura, 26 mm a mais que a versão vendida no exterior.

Outra novidade exclusiva para o Brasil foi o aumento do tanque de combustível, que passou de 35 litros para 50 litros, alteração feita devido à “pior qualidade do combustível nacional”, que gasta mais.

Apesar de pequeno, pode levar quatro pessoas com conforto e cinco um pouco apertadas, dependendo do tamanho dos ocupantes.

Conserto e Segurança

Apesar do conjunto compacto, o Up! foi considerado seguro em sua primeira avaliação. Antes mesmo do lançamento, o hatch foi avaliado pelo Latin NCap e recebeu nota máxima, de 5 estrelas, para proteção de adultos, e 4 estrelas para crianças, ficando com a melhor nota para um veículo feito no Brasil até então.

Já considerado o dono do menor índice de reparabilidade, segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). Isso significa, na prática, que o novo compacto terá menos custo de conserto – e que este será realizado em menos tempo.

De acordo com a entidade, o Up! obteve classificação 11 no CAR Group – em uma escala que vai de 10 a 60, sendo a menor pontuação sinônimo de melhor reparabilidade – e, assim, se saiu melhor que todos os carros já avaliados pelo Cesvi, incluindo outras categorias. Consequentemente, o valor do seguro tende a ser mais barato, já que as seguradoras usam a classificação do Cesvi para compor a apólice, entre outros fatores.

Treinamento da rede

A importância que a Volkswagen dá ao seu lançamento é refletida no treinamento de vendas que faz entre os concessionários – que, segundo ela, é o maior da história da montadora no Brasil.

"A estratégia inédita reúne um número recorde de 3.620 vendedores e gerentes", informa a empresa, que diz investir R$ 20 milhões na abertura de oito centros de treinamentos no país. Já foram inaugurados os de São Paulo, Goiânia, São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre e Curitiba. Os do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e do Recife serão abertos até março.

Fonte: Site Auto esporte (07/02/2014)

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