top of page

VOLKSWAGEN E FORD ANUNCIAM ALIANÇA GLOBAL PARA DESENVOLVER VEÍCULOS COMERCIAIS

Parceria teria por objetivo expandir capacidades e fortalecer competitividade para atender melhor os clientes.

Volkswagen e Ford anunciam parceria global para o desenvolvimento de veículos comerciais (Foto: Autoesporte)

 

A Volkswagen e Ford anunciaram ontem (18) que estão estudando uma aliança para o desenvolvimento de veículos comerciais. O movimento de aproximação não parece ser uma reedição da Autolatina, join venture formada pelas duas empresas no Brasil entre 1987 e 1996 que acabou criando produtos semelhantes com o logotipo de cada uma das montadoras, como é o caso do Volkswagen Apollo e Ford Verona.


Em nota, as empresas apenas afirmam buscar o fortalecimento e a competitividade de ambas as marcas para atender melhor seus clientes. Mas nenhuma delas deu mais detalhes sobre a parceria e o comunicado é vago.


"Essa potencial aliança com o Grupo Volkswagen é mais um exemplo de como podemos nos tornar mais ajustados como negócio, criando ao mesmo tempo um portfólio global de produtos vencedores e expandindo nossas capacidades”, afirmou o presidente de Mercados Globais da marca norte-americana, Jim Farley.


Direcionar seus investimentos para segmentos mais rentáveis, como o de picapes e SUVs, e deixar o de lado o de carros de passeio, em mercados como os Estados Unidos, é uma das estratégias da Ford para voltar a crescer e potencializar seus lucros. E investir no segmento de comerciais leves pode ser mais uma cartada nessa direção.


O acordo deve ser melhor ainda para o Grupo Volkswagen, que tem buscado diversas parcerias para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e negócios. Isso tudo em no meio “Dieselgate”, que, além das consequências jurídicas, vai precisar desembolsar muito dinheiro para pagar a conta. Só na Alemanha, a fabricante terá que pagar R$ 4,3 bilhões em multas ao estado alemão.


"Para se adaptarem a um ambiente desafiador, é da mais alta importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. Este é um elemento central da Estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias", disse o Dr. Thomas Sedran, diretor de Estratégia do Grupo Volkswagen.

bottom of page