MANUTENÇÃO DE PNEU
Todos sabem que os pneus são responsáveis por uma boa performance de seu veículo, como: direção, estabilidade, economia de combustível e tantas outras funcionalidades. Mas para que possamos usufruir desses benefícios é necessário mantê-los em boas condições. Por isso, trouxemos dicas de como fazer a manutenção dos seus pneus:
VERIFICAÇÃO DO PISO: O pneu possui barras indicadores de desgaste no fundo dos sulcos. Quando essas barras ficam muito aparentes, significa que o equipamento precisa ser substituído.
EQUILÍBRIO: O desequilíbrio causa vibrações e gastos prematuro e irregular do aro e da suspensão. Os pneus devem ser equilibrados na primeira montagem e após o reparo e verificadas aos primeiros indícios de oscilação.
RODÍZIO: Consiste na troca periódica da posição dos pneus para compensar os níveis de desgaste. Deve ser feito por um profissional a cada 10.000 km ou sempre que houver diferença acentuada de desgaste entre os pares dianteiros e traseiros.
REPARO: Também deve ser feito por um especialista para conferir danos internos. O pneu é desmontado para uma inspeção minuciosa, e remendos são utilizados para restaurar os furos de acordo com as normas e as instruções de reparo.
PRESSÃO: A pressão incorreta pode ocasionar desgaste, ruptura, superaquecimento e consumo excessivo de combustível. Deve ser verificada no mínimo uma vez por mês ou antes de uma viagem longa, com o equipamento adequado e com o pneu frio.
ALINHAMENTIO DAS RODAS: O alinhamento gera economia de combustível e evita a deterioração dos amortecedores das molas e dos pneus. Precisa ser realizada a cada 10.000 km ou caso ocorram prejuízos ao veículo.