5 Métodos para a Boa Gestão do Seu Estoque na Loja de Autopeças

November 22, 2016

O Estoque de uma empresa é o local onde são armazenados os produtos a serem vendidos aos clientes. Para a Loja de Autopeças uma boa gestão destes itens, a forma como são adquiridos e a administração destes produtos pode fazer uma grande diferença nos lucros e no crescimento dos negócios. Um Estoque bem pensado pode ser o diferencial que a sua loja precisa para seguir no mercado mesmo em tempos de crise. Pensando nisso separamos 5 métodos para manter seu Estoque organizado

 

1 – Faça Relatórios

 

O hábito de fazer relatórios regularmente ajuda na criação das estratégias para a loja. Ter em mãos relatórios semanais ou mensais de como o Estoque se modificou nesses períodos, te dá a chance de analisar como proceder nas próximas compras. Isso porque um relatório deve levantar dados relevantes para futuras tomadas de decisões. Então o primeiro método para a boa gestão do seu estoque é relatar tudo o que acontece nele com: datas de entrada e saída de itens, agendamento de inventários, organização de seções, produtos mais vendidos e menos vendidos, dentre outros dados que você ache importantes. Fazendo isso você ainda terá dados suficientes para fazer uma Curva ABC do seu estoque, um tema que abordaremos daqui há algumas semanas.

2 – Faça Inventários

 

Os inventários na sua loja de autopeças podem ser agendados, você pode mobilizar a sua equipe e fazer a contagem do que tem estoque. Isso te dá a posição de também em valores de quanto tem em mercadoria guardada, de quanto vendeu das últimas compras e de possíveis peças paradas, sem giro e muita saída. Um inventário consiste em uma listagem detalhada dos itens que estão na sua loja. Fazendo isso mensalmente você consegue avaliar os itens que saem todo mês, analisar estes itens por valor de compra e de revenda e conseguir parâmetros para a gestão administrativa do seu negócio. Por isso, é determinante em conjunto com os relatórios ter em mãos inventários para complementar a gestão do seu estoque.

 

3 – Faça Planilhas

 

A melhor forma de organizar é em planilhas. Esse tipo de documento adequa as informações de forma organizada, fazendo com que as análises qualitativas venham por meio dos dados quantitativos. Isso quer dizer que ao colocar o seu estoque em uma planilha, você quantifica, coloca números, valores, quantidades, datas, compra e venda de forma numérica e isso ajuda em seus sistemas automáticos na loja, ajuda nas análises de caixa, de lucratividade, ajuda a racionalizar a sua gestão. O uso das planilhas é essencial para a boa gestão de uma loja de autopeças e para o seu estoque.

 

4 – Faça Treinamentos

 

Agora que já falamos de métodos que se utilizam de ferramentas, podemos falar um pouco sobre a influência de seus funcionários no seu estoque. Investir em treinamentos sobre organização de estoque, implementar códigos, setores e organização funcional ajuda no trabalho, o que pode motivar sua equipe e otimizar o tempo de quem está sempre utilizando as peças que lá estão. Treinar sua equipe é o quarto método indicado para agregar mais valor ao seu estoque.

 

5 – Cuide do Gerenciamento

 

Este último método é a junção de todos os anteriores, após percorrer todas as etapas e ter dados suficientes sobre o seu estoque, você precisa gerenciá-lo. Isso nada mais é do que, avaliar os números em relatórios, verificar frequentemente os inventários, alimentar as planilhas regularmente, esse material será seu suporte para entender o seu estoque, fazer melhores compras, negociar de forma consciente, fazer promoções com itens que não saem tanto, fazer pedidos mais seguros em seus fornecedores, criar padrões de compras, quando, por exemplo, você conseguir mapear os momentos do mês em que as vendas aumentam e diminuem.

 

Esperamos com este artigo mostrar que utilizando os métodos acima você ganha muitas possibilidades para análises. Isso ajuda em seus investimentos futuros, e investimentos bem feitos geram crescimento, lucros e vida longa para o seu negócio de autopeças. Não deixe de baixar a planilha de controle de estoque que disponibilizamos gratuitamente, ela irá te ajudar a colocar em prática tudo o que falamos até aqui, gerando melhores investimento no seu estoque e consequentemente na sua Loja de Autopeças.

 

 

 

 

Please reload

Matriz SP:   (11)  4138 8121  -  DDG: 0800 015 1173

Filial RS:      (51)  3041-8535  -  DDG: 0800 601 8535

Filial SC:      (48)  3089-7500  -  DDG: 0800 005 7070

Filial MG:    (31)  2138-6538  -  DDG: 0800 585 8535

Filial PR:      (41)  3202-0860  -  DDG: 0800 400 0860

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

© 2015 todos os direitos reservados a New Kar Distribuidora Ltda.