Você sabe dar o Feedback necessário para motivar seus colaboradores?

December 12, 2016

 

A palavra Feedback se tornou famosa no cenário empresarial, em sua tradução literal significa retroalimentar, ou dar resposta a algo ou a alguém. No nosso caso, o Feedback é essencial para uma boa comunicação entre os funcionários de uma empresa, motivação e acompanhamento de tarefas. Alinhar ideias e expectativas fica mais fácil quando você sabe dar e receber feedback. Mas para saber como conseguir bons resultados destas conversas, separei 7 formas de fazer uma reunião de feedback eficaz na sua loja de autopeças.

 

1 – Seja agradável e comece pelos pontos positivos

Por ser uma dinâmica ainda muito temida nas corporações é importante começar a reunião de Feedback de forma leve e otimista.  Destaque as boas ações de seu colaborador, quais tarefas e trabalhos dele mais te deixaram satisfeito, elogie suas virtudes e não deixe que nada disso  soe falso. Seja real, assim a pessoa vai instintivamente baixar suas defesas e ficar mais tranquila para o resto da reunião.

 

2 – Seja breve

Tenha em mente tudo o que precisa ressaltar de bom e de ruim e faça uma média de tempo que a reunião possa durar. É importante saber concluir sem delongas, fazendo com que a reflexão fique para o pós reunião, em uma espécie de autoanalise de desempenho até ali. Deixe claro ao agendar a conversa o tempo que terá de duração, para que o funcionário também se prepare.

 

3 – Seja direto

É importante ter tópicos específicos para falar de cada funcionário. Dar exemplos genéricos de problemas como atrasos e faltas, pode ser menos convincente do que falar de dias específicos em que certo comportamento interferiu no bom andamento das tarefas. Quanto mais rodeios você fizer, menor será a chance de você fixar suas impressões na mente do seu colaborador e conseguir resultados melhores nas próximas ações dele.

 

4 – Crie um ambiente confortável

Faça a reunião em um local isolado, não exponha ninguém na frente dos outros. Esse é um momento precioso e cuidar para que seja o mais verdadeiro possível irá render resultados melhores. Em alguns casos a própria pessoa pode sugerir o local em que se sentirá melhor para falar.

 

5 – Faça uma pauta para a conversa

Avise com antecedência o seu colaborador sobre a reunião, e peça que ele leve tópicos do que deseja falar e você deve fazer o mesmo. Siga esses assuntos, isso fará com que a conversa não se perca, ou ainda, para evitar que vire um jogo de acusações ou uma discussão, fale toda a sua parte e depois escute o seu funcionário. Lembre-se: um feedback serve para alinhar as expectativas e trazer resultados cada vez mais positivos para ambas as partes.

 

6 – Evite as acusações

Não faça suas observações com nenhum tipo de acusação, o outro se torna mais receptivo quando você fala a partir da sua percepção e não como uma verdade absoluta. Um exemplo de como você deve falar são as frases: “eu tive a sensação de que você...” ou “ eu percebi uma mudança de comportamento...”. Dessa forma você traz a responsabilidade para você e alivia seu funcionário, o que faz com que ele receba melhor a crítica.

 

7 – Reforce a conversa com atitudes

Depois de “colocar os pingos nos i’s”, o que se espera de uma reunião de feedback é uma mudança de comportamento, aumento de produtividade, motivação, enfim, esperamos que o funcionário se sinta melhor em seu posto, afinal ele pode falar o que o incomodava e escutar o que deve fazer melhor e continuar com o que já vinha fazendo bem. Assim que as mudanças forem notadas elogie, não de forma superficial e nem a todo momento, mas dê o suporte e mostre que seu feedback existiu para que a rotina da empresa empresa só melhorasse.

 

E então, com esses 7 recursos você poderá gerir melhor a sua equipe e aproveitar os benefícios que o Feedback pode trazer a um negócio.

 

Please reload

Matriz SP:   (11)  4138 8121  -  DDG: 0800 015 1173

Filial RS:      (51)  3041-8535  -  DDG: 0800 601 8535

Filial SC:      (48)  3089-7500  -  DDG: 0800 005 7070

Filial MG:    (31)  2138-6538  -  DDG: 0800 585 8535

Filial PR:      (41)  3202-0860  -  DDG: 0800 400 0860

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

© 2015 todos os direitos reservados a New Kar Distribuidora Ltda.