3 Estratégias para o Ponto de Vendas na Loja de Autopeças

January 23, 2017

 

Estamos sempre em busca de novas formas de manter nossos clientes e trazer novos para o nosso negócio, mas você já parou para pensar que pode estar deixando de lado métodos simples para vender mais na sua loja de Autopeças?!

 

Neste breve artigo vou falar sobre Merchandising (que significa: conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.) e sobre a valorização do seu ponto de venda, o famoso PDV.

 

Estratégia nº 1 – Pense no seu cliente de forma segmentada, ou seja, defina quais são os públicos que compram de você. No caso de uma Loja de Autopeças podemos pensar em:

Reparadores e profissionais de mecânica; Apaixonados por carro que querem sempre saber as novidades e modificar seu veículo; Pessoas que precisam de reparos simples que elas mesmas podem fazer.

 

Com essas informações você pode ter um expositor ou banner mais técnico para reparadores, prateleiras com novidades para os entusiastas e algum catálogo de acessórios para os compradores de peças simples. Esses são apenas exemplos de que segmentando seus compradores a arrumação da sua Loja começa a ter mais lógica.

 

Estratégia nº 2 – Atraia, chame a atenção do seu cliente. Por mais que o setor de Autopeças não seja sempre lembrado pelo fator estético é importante cuidar da Loja. Estar limpa e arrumada é um passo básico. Pensando em estratégias avançadas você pode pensar os espaços da sua Loja, pode adequar banners, expositores, uma fachada limpa e informativa, uma TV passando vídeos de seus produtos e de carros, chamando a atenção de quem passa.

 

Esse tipo de marketing está focado no produto, diferentemente do marketing institucional, esse tipo de ação no PDV busca a decisão de compra no local, o intuito é despertar o interesse. Um exemplo claro disso são os supermercados, que criam aquelas filas com “produtinhos” no seu caminho até o caixa, quem nunca olhou um item desse tipo e pegou porque já estava ali no caminho, não é mesmo?

Voltando à Loja de Autopeças...Você pode investir em: cestas promocionais que podem ser expostas, espaços para novidades, que também chamam bastante a atenção, treinamentos ou manuais de utilização de peças mais simples para distribuição impressa ou em vídeos, enfim, tudo para criar oportunidades de aumento das compras do seu cliente.

 

Estratégia nº 3 – Faça um clube de vantagens e exponha na sua Loja. Não pense em sorteios de carros ou viagens e sim em um esquema de fidelização, pontos em cada compra na loja, descontos a cada “x” valor de compras e assim por diante. O importante é deixar claro que o seu cliente tem vantagens comprando com você.

 

Para expor o Clube aposte em algo chamativo aos olhos do cliente, coloque imagens bonitas, faça uma identidade visual voltada para os desejos dele, aposte em belos carros e em imagens estimulantes, isso vai ajudar o cliente a querer fazer parte daquilo, nem que seja inconscientemente.

 

Essas foram as 3 estratégias simples, e de baixo investimento, que vão ajudar a sua Loja a ficar mais atrativa para o seu público-alvo e marcada na memória de novos clientes ou de clientes em potencial.

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