Saiba como o Planejamento Estratégico pode ajudar a sua empresa em tempos de crise.

March 13, 2017

Em matéria ao Portal Novo Varejo, o consultor Evandro Tenca, do Share Marketing Group, fala sobre a importância do Planejamento Estratégico como blindagem para sua empresa contra a crise econômica.

 

Segue a matéria completa para que você confira os ensinamentos a apontamentos sobre planejamento estratégico para o seu negócio.

 

 

Planejamento estratégico blinda empresas contra efeitos da crise

 

Quais são os planos de sua empresa para 2017? Se o leitor ainda está consultando o cérebro à procura de uma resposta, está mais do que na hora de se debruçar sobre uma ferramenta indispensável para qualquer negócio: o planejamento estratégico.

 

É por meio dele que empresários de sucesso em todo o planeta conseguem desenhar um panorama completo do lugar onde a empresa se situa em seu nicho de mercado e projetam – a partir disso – seus novos passos.

 

De acordo com o consultor do Share Marketing Group, Evandro Tenca, o planejamento estratégico possibilita que as empresas assumam um controle maior sobre seu próprio destino e minimizem a influência das incertezas do cenário externo, algo fundamental sobretudo em momentos de crise como o atravessado pelo nosso país.

 

Formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo e mestre em marketing pela Faculdade Getúlio Vargas, Tenca afirma que uma estratégia detalhada possibilita ao empresário a manutenção da sustentabilidade e a projeção de um crescimento tangível do negócio independente do mau momento brasileiro.

 

“Tudo isso se dará, através do ajuste de três grandes categorias decisórias: a gestão de portfólio de produtos, negociação e acordos com a cadeia de fornecedores e adequar a comunicação para situação do mercado. A empresa varejista que fizer os ajustes adequados nestas atividades chave terá crescimento”, garante.

 

A entrevista contém ainda dicas para empresas familiares que desejam adotar uma administração mais profissional e se encerra com uma mensagem de motivação para todos aqueles que – quase que de forma inevitável – caminham a passos inseguros nesse nevoeiro de dúvidas em que se encontra a economia nacional.

 

Novo Varejo – Qual a importância do planejamento estratégico para o ‘meio controle do destino’ da empresa. Ou torna-la menos exposta às mudanças do cenário externo, de modo a atingir resultados mais previsíveis?

 

Evandro Tenca – O Planejamento estratégico é a ferramenta prioritária para qualquer empresa que queira controlar o seu destino. Ele torna factível o uso de recursos existentes agora para projetar e atingir um cenário futuro desejável, baseado no ambiente onde a empresa se encontra. Em um cenário de crise e de mudança é bastante importante que as empresas façam uma boa avaliação das tendências e ajustem toda a sua operação para se preparar para as ameaças desse ambiente e, mais importante, aproveitar as inúmeras oportunidades que uma mudança de cenário gera para todos os negócios. É interessante observar que neste momento de crise onde as famílias estão com uma renda menor, as empresas de varejo que adaptam mais rapidamente o seu portfólio de produtos conseguem aumentar seu faturamento.

 

Novo Varejo – Quais são as principais etapas do planejamento estratégico?

 

Evandro Tenca – As etapas clássicas de um planejamento estratégico são:

  • Análise dos recursos e características do negócio atual;

  • O estudo do cenário e das tendências de médio e longo prazo – onde a empresa está inserida;

  • Análise do setor de negócios onde a empresa está e quais são suas características;

  • Estudo das oportunidades apresentadas em relação aos recursos e tendências do setor;

  • A definição de objetivos de curto, médio e visão de longo prazo;

  • O desenho da estratégia da empresa – como a empresa irá usar suas atividades internas para gerar valor para seu mercado;

  • O desenho de planos de ação para colocar sua estratégia em prática e um orçamento destinado a ser executado baseado nesta estratégia.

NV – De quando em quando se deve renová-lo? O início do ano é um bom momento para revisar suas diretrizes?

 

ET – O ideal é que as empresas façam o seu planejamento estratégico entre novembro e dezembro para iniciar o ano com ele já pronto. Mas o início do ano, por causa de suas características, também é um bom momento para iniciar o planejamento.

 

NV – De que maneira empresas familiares – que nem sempre têm com administradores com experiência nesse expediente – podem contar com a ajuda de consultorias sem, no entanto, ter de fazer um investimento acima de suas possibilidades?

 

ET – As empresas familiares podem contar com consultorias que as ajudam a desenvolver o planejamento estratégico. Existem vários formatos possíveis para se desenhar uma consultoria de planejamento estratégico completo, com pesquisa de mercado inclusive. Até um modelo que chamamos de coaching estratégico, que é feito de forma mais gradual e visa, junto com os administradores do negócio, desenhar o planejamento estratégico da empresa. É tudo uma questão de se criar um modelo adequado.

 

 

NV – Em tempos de crise, de maneira geral o foco do planejamento deve ser direcionado na manutenção da sustentabilidade do negócio ou é possível planejar um crescimento tangível?

 

ET – As duas coisas. Primeiro, o principal objetivo é a sustentabilidade do negócio. Passando este objetivo é possível planejar um crescimento tangível. Tudo isso se dará através do ajuste de três grandes categorias decisórias: a gestão de portfólio de produtos, negociação e acordos com a cadeia de fornecedores e adequar a comunicação para situação do mercado. A empresa varejista que fizer os ajustes adequados nestas atividades-chave terá crescimento.

 

NV – Após o planejamento e implantação da estratégia empresarial, é possível que o varejista possa administrar os resultados e variantes por conta própria ou é preciso que o acompanhamento da consultoria seja constante? De que forma isso pode encarecer a relação entre os dois?

 

ET – Após o planejamento, que é uma etapa de organização, é imprescindível que exista um acompanhamento da consultoria na implantação deste planejamento. Isto é importante pois sabemos que o dia a dia dos gestores tende a ser muito operacional e é necessário que alguém faça uma contraparte e ajude o empreendedor no pensamento e gestão estratégica de seu negócio. O SMG possui diversos formatos que podem ser interessantes para os varejistas em geral: projeto de Planejamento Estratégico – com começo, meio e fim – para se desenhar um planejamento estratégico com as etapas citadas anteriormente; Acompanhamento Estratégico (coaching estratégico), com um valor fixo mensal baseado em reuniões e análise e relatórios onde o SMS acompanha a empresa no desenho e implantação da sua estratégia. Ambos os formatos são adaptados à necessidade da empresa e sua capacidade de pagamento versus a complexidade de sua demanda.

 

NV – Que mensagem de motivação é possível transmitir aos varejistas nesse cenário nebuloso da economia nacional?

 

ET – Sabemos que a crise que vivemos hoje é bastante intensa. É preciso ter persistência. A persistência é a chave para o sucesso em qualquer negócio e você só tem persistência se tiver visão de longo prazo e souber aonde quer chegar. Pense nisso: você sabe aonde quer chegar com sua empresa e onde você vai estar daqui a cinco anos? Baseado nisso, crie sua estratégia e se mova nesta direção. Não se deixe abater por nenhum obstáculo até atingir sua meta. Isto será o seu Norte. A crise existe porque as pessoas estão sem dinheiro e estão endividadas, mas ainda é preciso comer, se vestir, comprar coisas para a vida. O que as pessoas fazem é escolher a melhor combinação de custo-benefício que as atenda neste momento difícil. Todo varejista pode alterar três elementos que farão diferença para as pessoas e para seu negócio: portfólio de produtos, negociação com a cadeia de fornecedores e a comunicação adequada que faz o público melhorar a percepção de que ele tem a solução para os seus problemas – isso vai fazer com que você aumente seu faturamento.

 

Fonte: Portal Novo varejo

 

 

Please reload

Matriz SP:   (11)  4138 8121  -  DDG: 0800 015 1173

Filial RS:      (51)  3041-8535  -  DDG: 0800 601 8535

Filial SC:      (48)  3089-7500  -  DDG: 0800 005 7070

Filial MG:    (31)  2138-6538  -  DDG: 0800 585 8535

Filial PR:      (41)  3202-0860  -  DDG: 0800 400 0860

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

© 2015 todos os direitos reservados a New Kar Distribuidora Ltda.