A hora e a vez dos veículos elétricos: montadoras anunciam 30 novos modelos até 2023
Segundo informações do portal Automotive Business, a Ford e a GM, duas das maiores montadoras do mundo, anunciaram novos veículos a energia elétrica.
O Chevrolet Bolt é uma das novidades anunciadas pela General Motors.
A General Motors foi a primeira: após a experiência com o Chevrolet Bolt EV, a presidente e CEO da empresa, Mary Barra, prometeu apresentar, em até 18 meses mais dois lançamentos derivados. Estes modelos, segundo a presidente, seriam os primeiros de pelo menos 20 a serem lançados até 2023. O anúncio foi feito em Detroit, no último dia 2.
Mark Reuss, que é vice-presidente executivo de desenvolvimento de produto, compras e cadeia de fornecedores, declarou que não há dúvidas que da empresa seja elétrico: "Nós sabemos que isso não vai acontecer agora, mas estamos empenhados em promover o maior uso e aceitação desses veículos com soluções adequadas aos clientes”.
Os carros terão duas vertentes, variando de acordo com a necessidade de cada veículo: a primeira trabalha exclusivamente com baterias elétricas; a segunda, com células de hidrogênio. Com isto, a montadora espera ajudar a alcançar a meta de emissão zero de poluentes na atmosfera.
Outra novidade da GM é o SURUS (um acrônimo para Silent Utility Rover Universal Superstructure). Trata-se de um veículo-conceito de quatro rodas alimentado por célula de combustível em uma carroceria de caminhão pesado, impulsionado por dois motores elétricos. Terá capacidade e arquitetura flexíveis e por isso poderá ser utilizado como veículo de entrega, caminhão ou ambulância.
Equipe Edison
Para acompanhar os rumos das concorrentes, a Ford montou a "Equipe Edison", um grupo interno de engenheiros especializados. Seu nome faz alusão ao inventor da lâmpada elétrica porque o objetivo é concentrar as ações de eletrificação de veículos da empresa. O chefe de eletrificação e veículos autônomos da Ford, Sherif Marakby, enxerga inflexão da parte do mercado com veículos 100% elétricos. "Sentimos que é importante ter uma equipe que atue desde a definição dos planos estratégicos e implementação até o marketing avançado.” Segundo o executivo, a nova equipe também vai explorar parcerias, como a joint venture prevista com a Anhui Zotye Automobile Co. para fabricar veículos 100% elétricos para a China.
Tendência mundial
Não é de hoje que as montadoras se preparam para a transição para energia limpa e sustentável. A Volvo prometeu a transição de todos os seus veículos para a energia elétrica até 2020. Volkswagen, Mercedes Benz, BMW e Jaguar também já lançaram modelos elétricos, e a Tesla fabrica apenas sedãs e SUVs elétricos desde sua fundação.
Roadster: o primeiro grande êxito da Tesla, especializada em veículos elétricos. (Foto: Reprodução | Tesla)