Novos Renault Sandero e Logan terão estruturas reforçadas

Modelos passarão pelo primeiro facelift em 2019, mas já confirmamos que ficarão mais seguros


Novos Renault Logan e Sandero (Foto: Divulgação)


Depois do Kwid conseguir três estrelas no Latin NCAP, a Renault promete ampliar a segurança do Sandero e do Logan. A reforma dos compactos está prevista para 2019 e trará mais do que mudanças de estilo: a segurança será reforçada para atender aos novos parâmetros de crash tests laterais do instituto - o que pode vir até antes do tapinha no visual.


“A concepção dos compactos é mais antiga que a do Kwid, então faremos a renovação em relação aos materiais para termos performance equivalente. Dentro da lógica, vamos também buscar essa performance”, afirmou Antonio Fleischmann, diretor de engenharia da Renault Brasil.


Vale lembrar que o Sandero foi testado pelo Latin NCAP na geração anterior, submetida em 2012 ao teste em uma configuração que não tinha sequer airbags dianteiros. A estreia do hatch e do sedã da geração atual no crash test ainda está por vir. Então o Sandero e Logan devem ter três estrelas como o Kwid? Possivelmente mais, porque os compactos maiores terão controles de estabilidade e de tração em mais versões da linha - atualmente estão restritos aos modelos equipados com o quase descartado câmbio Easy-R e ao esportivo Sandero RS. “É uma tendência forte do mercado, a de progressão em relação a esses elementos de segurança”, afirmou o executivo, em entrevista exclusiva. Ainda esperamos pela confirmação oficial.


“Nós estamos projetando lá para a frente com as evoluções, não dá para pilotar pelo retrovisor. Estamos simulando cenários e níveis de exigências cada vez maiores. A tecnologia de materiais evolui na mesma velocidade, o que nós não podemos é parar nesse processo”, afirma Fleischmann.


Vale lembrarmos que o Sandero e Logan ainda não contam com bolsas infláveis laterais e isso pode ajudar os compactos a obterem notas elevadas no crash test do Latin NCAP. Só que as bolsas laterais disponíveis para a atual geração dos Dacia vendidos na Europa são daquele tipo mais comprido, que também oferece um pouco de proteção para a cabeça. É mais ou menos o que a Volkswagen fez com o novo Polo, que também não conta com airbags laterais e obteve cinco estrelas no teste do Latin NCAP.


Torcemos para todos os itens cheguem ao facelift, até porque ambos compactos ganharão uma nova geração na Europa em 2019 e a diferença em relação aos carros brasileiros certamente aumentará.


Novos Renault Logan e Sandero (Foto: Divulgação)


E como serão os reforços?


Segundo ouvimos de fontes ligadas a fornecedores, a Renault deve utilizar aços estampados a quente na coluna B e outras regiões. É um movimento comum a outros fabricantes. Conforme Autoesporte revelou, a Chevrolet começou a fazer o mesmo com o Onix e o Prisma. Enquanto isso, a Ford reformará o Ka e Ka sedã em 2018 e adotará também reforços estruturais, mas com o uso de outros aços de alta resistência, afirmou fonte ligada ao projeto dos modelos.


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