top of page

Peugeot já trabalha no substituto do 208

Modelo é chamado pelo nome código de P2X, mas o lançamento ainda está distante.

Peugeot 208 2018 (Foto: Fabio Aro)

A PSA tem planos bem sérios para o mercado da América Latina. Além do Citroën Cactus nacional, o grupo trabalha na nova geração do Peugeot 208. Por ora, o futuro modelo é conhecido pelo nome código P2X e tem previsão de lançamento para não antes de 2019. O atual 208 foi introduzido no Brasil em 2013 e passou por uma reestilização no ano passado. Ou seja, ainda tem um bom tempo de vida à frente.


O compacto vai inaugurar uma nova base. O P2X será construído sobre a mais recente plataforma modular compacta da marca (EMP1 ou CMF), que substituirá a atual BVH1 utilizada pelos compactos nacionais do grupo e foi projetada em conjunto com a chinesa DongFeng, pertencente ao grupo PSA desde 2014. A nova geração do Opel Corsa será feita sobre a mesma base. Ela será mais leve e trará evoluções em desempenho e espaço interno.


Outra novidade é a possível mudança de local de fabricação, que deixaria o Brasil e passaria para a Argentina, onde a fábrica da PSA em Palomar foi modernizada justamente para acomodar a produção da base CMF a partir de 2019, além da produção de uma nova picape média-pequena da Peugeot. Até lá, a fábrica de Porto Real (RJ) ficará com os carros da base BVH1 (ou PF1), exemplos do Cactus, Aircross, C3 e o atual 208. Pelo menos desde 2014 a marca tem trabalhado com os europeus da matriz para desenvolver ou adaptar a nova linha mundial para a divisão Amlat da PSA (América Latina).



E tem outros projetos mundiais


Ainda não sabemos se o projeto vai gerar um modelo da Citroën na mesma época e se ele representa a evolução P21, um novo compacto no porte do 208 e previsto para ser produzido em países como a Eslováquia. O código foi antecipado pelo site Autos Segredos. O que sabemos é que a marca também trata outro projeto global: o V20 (antes chamado de P24), um SUV pequeno que pode ser o substituto do 2008 na matriz e outros mercados. Ambos serão apresentados até 2019 por lá.


Peugeot 2008 (Foto: Divulgação)


É importante ressaltar que, diferentemente da Europa, o 2008 não foi ainda reestilizado no país. O facelift apresentado no ano passado no velho continente (foto acima) chegará em 2018 ao modelo produzido em Porto Real (RJ), quando deve ganhar também o câmbio automático de seis marchas em conjunto com o 1.6 THP Flex, o mesmo conjunto do Citroën Cactus nacional.

bottom of page