Marketing Viral: Os 5 Benefícios para sua empresa

O marketing viral é uma estratégia de publicidade baseada no comportamento do público na internet, que, por sua vez, pode ser vista como uma grande rede de pessoas com muitos hábitos em comum: elas gostam de compartilhamentos, expor suas opiniões sobre quase tudo que veem, trocar informações, entre outros.


A ideia principal dentro de uma campanha viral é produzir um conteúdo que caia no gosto de um determinado público, fazendo com que, devido à sua alta qualidade, o mesmo conteúdo percorra um interminável caminho.


Essa é uma prática cada vez mais comum hoje em dia, adotada por diversos tipos de empresas, principalmente na indústria da música, que tem lançado uma infinidade de novas grandes estrelas através do marketing viral.


No entanto, as vantagens não se limitam ao número de visualizações. Veja a seguir alguns benefícios que viabilizam qualquer campanha de marketing viral, não importando o tamanho de sua empresa.



1. Baixo custo de investimento


Os valores envolvidos numa campanha de marketing viral são baixos, sobretudo, diante dos resultados que podem ser obtidos com uma estratégia bem executada. Essas viabilidades nos aspectos financeiros se dão por conta de um simples fato: os meios de comunicação são gratuitos.


Como os custos financeiros praticamente não existem, é preciso compensar com muito esforço e dedicação para elaborar um conteúdo de qualidade contagiante.



2. Ótimo alcance na exposição da marca


As pessoas na internet estão a todo momento em busca de informações, dicas, recomendações, etc., e, muitas vezes, elas costumam buscar o que desejam através de amigos nas redes sociais, contatos influentes ou sites de busca.


Portanto, oferecer um conteúdo de impacto a um público sedento por informações só pode resultar em uma ótima exposição, com vista em quão forte é o hábito de compartilhar e recomendar aos amigos.



3. Permite construir uma sólida reputação


Conteúdos virais causam um impacto muito grande na reputação de empresas e/ou pessoas. Exemplo disso são os indivíduos, antes anônimos na sociedade, que conseguiram a atenção de um público quase imensurável repentinamente, e hoje raramente alguém não reconhece seus nomes.


Quando uma marca atinge esse ponto, naturalmente ela se torna uma grande referência no assunto, passando a ter autoridade e uma reputação a zelar. Muito disso se deve ao fato de que o conteúdo pode atingir muitas pessoas interessadas no assunto, ou seja, é possível haver uma segmentação de público em meio a uma “viralização”.



4. Simples implementação


É muito simples implementar uma campanha de marketing viral, visto que cada canal de comunicação otimiza o compartilhamento de determinados formatos de conteúdo. Por exemplo, se a campanha for lançada em video, o canal será o Youtube. Se for um artigo de alta qualidade, é preciso ter um blog bem estruturado.


Com o conteúdo de impacto já confeccionado, chega o momento de trabalhar o chamado networking mirando os Defensores de Marca cuja parte dos seguidores possa se interessar pelo que sua empresa oferece.


O melhor disso é que não há a necessidade de entrar em contato com aqueles que adquiriram fama na internet, basta contatar um influenciador que tenha algo em comum com sua marca e, principalmente, uma boa média de retweets.



5. Feedback imediato


Devido a recursos existentes em praticamente todas as redes sociais e canais, como o botão de curtir ou reprovar, a caixa de comentários, indicador de visualizações, possibilidade de compartilhar instantaneamente ao público ou à pessoas específicas, o feedback adquirido pode vir como um relâmpago.


A maioria das pessoas gosta muito de registrar comentários, seja para elogiar, criticar ou sugerir. Então, isso significa que o marketing viral pode fazer com que muita gente fale de sua marca.

Fonte: www.marketingdedefensores.com

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