A importância de um bom processo de vendas

O sucesso do seu negócio está diretamente ligado à recepção do mesmo pelo público. Entenda como intensificar suas vendas e diferenciar-se em meio à competição.

A função mais importante de uma empresa focada em oferecer produtos ou serviços distintos e de qualidade é o seu processo de vendas. É imprescindível que se tenha uma estratégia bem definida, que se conheça a fundo o produto e/ou serviço ofertado e como ofertá-lo, bem como o público alvo desta estratégia.


Em primeiro lugar, é necessário que se defina com precisão os aspectos de visão, missão e valores do seu negócio. Tais conceitos servirão para orientar a atitude da sua empresa perante seu público alvo, ajudando a definir o que e como impactar no seu meio. Feito isso, tal orientação deve ser repassada aos responsáveis diretos pelas vendas e, através deles, comunicadas ao seu cliente, que deve entender exatamente o propósito do seu negócio e do que lhe está sendo oferecido.


E falando em clientes: saiba quais são os seus. Entenda o mercado e seu produto, de forma a poder definir da maneira mais precisa possível quem é o perfil de público alvo de suas vendas e suas características: quanto gastam, quando compram, quais suas preferências específicas no produto/serviço, através de qual meio consomem mais conteúdo, onde são encontrados mais facilmente, etc. Não adianta tentar encurtar este caminho com uma abordagem geral à sua oferta, visto que a especificidade e o foco são aquilo que tornará seu produto ou serviço excelentes.


Outro ponto importante na decisão de se agir em um nicho específico é a sua viabilidade. Claro, empreendedor algum optará por ver seu negócio atuando em um meio sem perspectivas de crescimento ou que não contenha alguma oportunidade de mercado única. Observe se a área na qual sua empresa se especializa é estável e se reage aos investimentos feitos nele. Caso perceba o contrário, que está direcionando esforços a um meio estagnado e irresponsivo, é hora de analisar outras opções e inovar.


E falando em inovação, o ideal é atingir um diferencial em comparação aos seus competidores. Não tente alcançá-los oferecendo as mesmas abordagens de vendas e serviços, pois aos olhos do seu público alvo, isso torna sua empresa apenas mais um número entre diversas outras opções disponíveis. Uma opção mais trabalhosa, porém muito mais recompensadora a longo prazo, é a busca pela diferenciação da competição. Desde ao que se oferece ao cliente às suas técnicas de venda, nada é estático e encontra-se sempre disponível à inovação de uma empresa sem medo do novo.


Por fim, desenvolva suas técnicas de prospecção de seus clientes de acordo com os canais de maior facilidade de contato, definidos previamente. Oriente e trabalhe juntamente com sua equipe de vendedores, pois serão eles os representantes do seu negócio na etapa mais importante do seu andamento.



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