Principais erros na validação de um negócio

August 22, 2018

O que fazer para antes de desenvolver e lançar um produto ou serviço

 

Quando se tem uma ideia de negócio, por melhor que ela pareça, é preciso validá-la antes de fazer o lançamento no mercado. Um teste com potenciais consumidores ajudará a perceber problemas, fazer ajustes e corrigir os erros.

 

O processo de validação não é tão simples quanto alguns imaginam. Mesmo que seus amigos e familiares digam que a ideia e o produto são fantásticos, busque a opinião sincera das pessoas e faça pesquisas. A construção de um Produto Mínimo Viável  (MVP, da sigla em inglês) é uma boa maneira de começar.

 

O MVP é um protótipo que precisa ser o mais próximo possível do que será o seu produto depois de finalizado. Dessa forma, poderá testá-lo com pessoas próximas ou, mesmo, com clientes em potencial. Esse passo é importante porque torna sua ideia tangível, permitindo uma percepção mais real.

 

 

No trajeto entre o desenvolvimento de uma ideia e sua implementação, são comuns alguns erros. Confira:

  • Começar validando a solução, ao invés de dedicar tempo em compreender profundamente o que se pretende resolver.

  • Não caia na armadilha de acreditar cegamente que o problema que você quer resolver existe e que seu produto ou serviço é o melhor para o cliente.

  • Procure não observar e conversar somente com pessoas de seu convívio: família, amigos, colegas de trabalho. Priorize conversas com desconhecidos que façam parte do seu público-alvo. Eles tendem a ser mais honestos nos feedbacks.

  • Evite “convencer” os clientes de que eles possuem os problemas que você acredita que tenham. A meta agora não é vender, é aprender. Procure ouvir mais do que falar.

  • Evite interpretações, obtenha fatos, não opiniões. Não pergunte: “Você seria capaz de…”. Pergunte: “Com que frequência você…”. Use o “por quê” para se aproximar das verdadeiras motivações do cliente.

  • Planos de negócio e estudos de mercado exigem investimento e tempo. Preocupe-se com eles apenas quando tiver mais evidências e estiver próximo da implementação

Please reload

Matriz SP:   (11)  4138 8121  -  DDG: 0800 015 1173

Filial RS:      (51)  3041-8535  -  DDG: 0800 601 8535

Filial SC:      (48)  3089-7500  -  DDG: 0800 005 7070

Filial MG:    (31)  2138-6538  -  DDG: 0800 585 8535

Filial PR:      (41)  3202-0860  -  DDG: 0800 400 0860

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

© 2015 todos os direitos reservados a New Kar Distribuidora Ltda.