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Como atrair a lealdade de seus clientes

Adquirir nova clientela é essencial, mas nem sempre é a chave para a sobrevivência do seu negócio. Entenda como criar uma base sólida de clientes.


A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.


A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.


Curiosamente, um preço baixo demais tem o mesmo efeito, mesmo que a qualidade do que é oferecido seja mantida, pois a clientela afere uma relação direta entre qualidade e preço: se um produto for excessivamente mais barato que o da concorrência, talvez não tenha uma boa qualidade ou procedência.


Em seguida, vem a facilidade de chegada do cliente ao produto. Sua loja (física ou virtual) disponibiliza uma visualização correta dos itens mais relevantes ao público, de maneira informativa? Existe uma clara exposição de promoções, ofertas e novos oferecimentos?


Caso não, corrija o problema. É essencial que o caminho entre o cliente e a compra do seu produto seja o mais curto, simples e claro o possível. Existe, apesar deste problema, a possibilidade de que a ausência de certas informações acabe por beneficiar o processo de compra: pessoas em geral tendem a preencher lacunas informativas com conceitos já conhecidos, e isso pode acidentalmente levar seu cliente a presumir aspectos positivos do seu produto onde antes não havia clareza. Isso, contudo, não pode ser um fator sério de sua estratégia, visto que os resultados são imprevisíveis e quase aleatórios.


E agora? O seu produto ou serviço tem um preço equilibrado e atraente. O seu cliente chegou até você de maneira simples e direta, pronto para gastar seu dinheiro em troca do que lhe foi ofertado. O que você pode fazer, a partir daqui, para atrair a lealdade de sua clientela? A resposta é simples, mas a execução exige estudo e prática: capriche no seu atendimento. Um cliente bem atendido não precisará refletir acerca dos diferenciais do seu negócio em comparação a outros: ele sentirá os diferenciais em primeira mão.


Talvez seu produto não tenha a melhor qualidade ou desempenho do mercado. Talvez seu preço não seja tão acessível assim ao público geral. Mas tenha certeza que uma clientela com boas experiências de atendimento torna-se complacente a esquecer os outros problemas em frente à sua disposição de ajudar e tornar a vida dela mais simples.


Desde a forma como se conduz a venda, a responder uma dúvida ou realizar algum tipo de assistência com um produto, todo tipo de interação entre a empresa e o cliente deve ser propriamente pensada e executada de forma a favorecer, ao máximo, a rápida e efetiva resolução de problemas, ao mesmo tempo que se mantém uma postura de amabilidade e presteza. Ou seja, torne-se ao mesmo tempo uma empresa amigável e funcional.

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