Manutenção das Palhetas do para-brisa.

Saiba como evitar o desgaste, como fazer a manutenção e troca das palhetas do limpador do para-brisa.

Ele é um componente muito importante para a visibilidade do motorista, mas muito esquecido na hora da manutenção. As palhetas do limpador do para-brisa tiram o excesso de água do vidro durante a chuva e são consideradas itens de segurança.

São facilmente encontradas em lojas especializadas, a New Kar tem uma extensa linha de palhetas com preços acessíveis e, por isso, não há desculpa para trocá-las quando apresentarem problemas. Toda palheta tem vida útil, em torno de 1 ano e cabe ao motorista prestar atenção em seu funcionamento.

É essencial saber utilizá-las, evitando, por exemplo, acioná-las com o vidro seco e sujo. Utilizar óleo, querosene e produtos químicos em geral, também não é aconselhável, pois pode causar a trepidação da haste. O correto é limpar as palhetas com um pano úmido para eliminar a sujeira e manter o reservatório dos lavadores sempre abastecido com água limpa, assim, o vidro estará protegido de riscos e arranhões.

Sol e gotas de chuva misturados à sujeira cria um lodo tóxico, causando manchas e estrias no vidro, comprometendo a segurança dos ocupantes do veículo. A limpeza é recomendada, pelo menos uma vez por mês ou sempre que necessário, com produtos específicos para automóveis.

Algumas soluções simples podem ser eficazes, como a água com gás que acelera o processo de limpeza e o álcool líquido ou em gel que dá brilho ao vidro, mas deve ser evitado em vidros com película, com o risco de provocar corrosão. Detergente neutro diluído em água também é muito utilizado, mas a espuma deve ser devidamente retirada para evitar manchas.

É importante saber que qualquer produto deve ser aplicado com papel toalha ou panos que não soltem fiapos e todo excesso de água deve ser retirado, de preferência, com um rodo pequeno, tomando cuidado para a solução não escorrer para a lataria.

Se o para-brisa estiver embaçado, com riscos e faixas e a borracha das palhetas estiver torcida, rasgada ou com fissuras está na hora de trocá-las. Ruídos e trepidações também devem ser verificados.