Volkswagen Polo GTI estreia com 200 CV e zero a 100km/h em 6,7 segundos

Icônica versão do hatch compacto usará pela primeira vez motor de 2.0 litros; apesar de ter o novo Polo, Brasil não deve receber o GTI

Polo GTI tem faróis com máscaras e apliques em preto piano (Foto: Divulgação)


A Volkswagen começou a vender na Europa a clássica versão GTI do novo Polo, com os inconfundíveis bancos revestidos em tecido xadrez e mecânica mais forte. Como era de se esperar, a variante de alto desempenho do hatch apresenta números expressivos, como aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e máxima de 237 km/h. Tais marcas se valem do motor 2.0 turbo a gasolina (200 cv), que substitui o 1.8 turbo (192 cv) do GTI anterior. É a primeira vez que o compacto oferece motor de 2.0 litros na configuração.


Por isso mesmo, a montadora alemã apresenta o novo Polo GTI como um “ponto alto” na história da grife esportiva. Com 1.355 kg (ordem de marcha), o hatch tem relação peso/potência de apenas 6,78 kg/cv e conta com 32,6 kgfm de torque despejados por inteiro entre 1.500 e 4.400 giros. O gerenciamento é feito pela transmissão DSG de dupla embreagem e seis marchas, também oferecida por aqui no Golf GTI, que é importado


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Traseira ostenta ponteira dupla de escape e sigla GTI (Foto: Divulgação)

Como de praxe, haverá opção de câmbio manual de seis marchas na entrada, sempre com tração dianteira. Frente ao Polo normal, o GTI recebeu ajustes na suspensão, que traz molas e amortecedores mais rígidos — os conjuntos deixam o hatch 1,5 centímetro mais baixo. Opcionalmente é possível incluir um seletor esportivo com cinco diferentes modos de condução (Normal, Sport, Comfort, Eco e Individual). O programa altera a direção, o motor e o câmbio para entregar temperamento mais agressivo ao volante.

Na Europa, o novo Polo GTI parte de 23.950 euros, o equivalente a R$ 91,3 mil (cotação do dia, sem taxas). Além de toda a preparação, o compacto traz na icônica variante esportiva seu pacote de equipamentos mais completo, o que inclui o painel de instrumentos em tela digital, central multimídia, assistente de frenagem de emergência com detector de pedestres, entre outros. Há ainda opção de recursos como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), teto solar panorâmico e sistema de som premium com alto-falantes da marca Beats.



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Versão tem o clássico volante de base reta e aro mais grosso (Foto: Divulgação)


Brasil terá o GTS

A Volkswagen a princípio não tem planos de vender o Polo GTI no mercado brasileiro. Por aqui, a montadora confirmou o novo Polo GTS, versão apimentada que resgata a sigla usada pelo Gol no passado. Esta pode adotar o motor 1.4 TSI de 150 cv e o câmbio automático tiptronic de seis marchas, já presente no Polo 1.0 TSI e no Golf nacional. O mesmo conjunto será instalado no sedã Virtus e a dupla deve alcançar preços mais salgados, acima dos R$ 80 mil. Mas pode acontecer também de os compactos manterem o 1.0 turbo flex e ter apenas o visual "turbinado". A conferir nos próximos meses.


Painel de instrumentos em tela digital é padrão no GTI (Foto: Divulgação)

Hatch traz o clássico forro xadrez nos bancos (Foto: Divulgação)

Detalhe da sigla GTI na base do volante (Foto: Divulgação)

Esportivo usa câmbio DSG de supla embreagem e seis marchas (Foto: Divulgação)

Na Europa, há opção de molduras internas na cor da carroceria (Foto: Divulgação)

Freios trazem pinças vermelhas nas quatro rodas (Foto: Divulgação)

Motor 2.0 TSI rende 200 cv e 32,6 kgfm de torque a 1.500 rpm (Foto: Divulgação)

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