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Atlas Tanoak: Volkswagen apresenta picape maior que a Amarok

Será a primeira picape baseada na plataforma modular MQB.


Picape é derivada do Atlas, SUV criado para os Estados Unidos (Divulgação/Volkswagen)



A Volkswagen sempre esteve interessada em vender a Amarok nos Estados Unidos. Mas foi o “chicken tax”, um imposto de 25% para amido de batata, dextrina, aguardente… e picapes importadas a impediu. A solução? Fabricar nos EUA uma picape adequada ao gosto local.


O conceito Atlas Tanoak pode ser o ponto de partida para esta picape. De acordo com a Volks, tudo vai depender da reação da imprensa e do público que passar pelo estande da marca no Salão de Nova York nos próximos dias.



Frente é fiel ao Atlas, vendido nos EUA desde 2016 (Divulgação/Volkswagen)



A picape é derivada do Atlas, um SUV criado para o mercado norte-americano e fabricado no Tennessee – o conceito de sua versão de cinco lugares é atração do mesmo Salão. Se tudo der certo, a Tanoak também será fabricada por lá. Será a primeira picape baseada na plataforma modular MQB – usada do Polo ao Passat.


Em vez de ter carroceria montada sobre chassi, como a Amarok, a Tanoak é monobloco, como as Fiat Toro, Renault Oroch e Honda Ridgeline. A vantagem está em ser mais leve e em ter carroceria mais rígida, mesmo a contragosto dos fiéis aos chassis, que defendem a robustez do método tradicional.



Junção das lanternas remete ao conceito da Mercedes Classe X (Divulgação/Volkswagen)


Esta questão técnica não impediu, porém, que a Tanoak seja bem maior que uma Amarok. São 5,43 m de comprimento contra os 5,25 m da picape argentina. Tem ainda 3,26 m de entreeixos (17 cm a mais) e 2,03 m (8 cm a mais) de largura, mas os mesmos 1,84 m de altura. Ainda assim, a Tanoak é uma picape média para os padrões dos EUA.


Outra grande diferença está no conjunto mecânico. Em vez de motor turbodiesel, a Volkswagen Atlas Tanoak usa um V6 (na prática, VR6) 3.6 a gasolina, aspirado e com injeção direta, que gera 280 cv. Ele é instalado na transversal, como manda a regra da plataforma MQB, e está combinado a um câmbio automático Aisin de oito marchas. Com tração integral 4Motion, a picape chega aos 100 km/h em 8,8 s de acordo com a Volks.



Com carroceria monobloco, picape simula o vão entre a cabine e a caçamba (Divulgação/Volkswagen)



Até a coluna B a Tanoak é igual ao Atlas, com exceção dos detalhes típicos de carros conceito, como leds envolvendo faróis e grade e o para-choque com nome e protetor metálico. Mas as portas traseiras são completamente diferentes e têm suas maçanetas escondidas em um estranho buraco.


Por ser uma picape monobloco, a Tanoak não tem um vão separando a cabine da caçamba. A Volkswagem, então, pôs apliques que simulam prolongamentos das molduras das caixas de roda. As lanternas traseiras, que envolvem a tampa da caçamba, são claramente inspiradas no conceito que antecipou a Mercedes Classe X.



Interior é praticamente o mesmo do Atlas (Divulgação/Volkswagen)



Por dentro, o conceito segue as mesmas formas do interior do Atlas. Para não dizer que é igual, mudam o acabamento, cheio de apliques coloridos, as saídas de ar, o volante e os comandos de ar-condicionado.

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