Principais erros na validação de um negócio
O que fazer para antes de desenvolver e lançar um produto ou serviço
Quando se tem uma ideia de negócio, por melhor que ela pareça, é preciso validá-la antes de fazer o lançamento no mercado. Um teste com potenciais consumidores ajudará a perceber problemas, fazer ajustes e corrigir os erros.
O processo de validação não é tão simples quanto alguns imaginam. Mesmo que seus amigos e familiares digam que a ideia e o produto são fantásticos, busque a opinião sincera das pessoas e faça pesquisas. A construção de um Produto Mínimo Viável (MVP, da sigla em inglês) é uma boa maneira de começar.
O MVP é um protótipo que precisa ser o mais próximo possível do que será o seu produto depois de finalizado. Dessa forma, poderá testá-lo com pessoas próximas ou, mesmo, com clientes em potencial. Esse passo é importante porque torna sua ideia tangível, permitindo uma percepção mais real.
No trajeto entre o desenvolvimento de uma ideia e sua implementação, são comuns alguns erros. Confira:
Começar validando a solução, ao invés de dedicar tempo em compreender profundamente o que se pretende resolver.
Não caia na armadilha de acreditar cegamente que o problema que você quer resolver existe e que seu produto ou serviço é o melhor para o cliente.
Procure não observar e conversar somente com pessoas de seu convívio: família, amigos, colegas de trabalho. Priorize conversas com desconhecidos que façam parte do seu público-alvo. Eles tendem a ser mais honestos nos feedbacks.
Evite “convencer” os clientes de que eles possuem os problemas que você acredita que tenham. A meta agora não é vender, é aprender. Procure ouvir mais do que falar.
Evite interpretações, obtenha fatos, não opiniões. Não pergunte: “Você seria capaz de…”. Pergunte: “Com que frequência você…”. Use o “por quê” para se aproximar das verdadeiras motivações do cliente.
Planos de negócio e estudos de mercado exigem investimento e tempo. Preocupe-se com eles apenas quando tiver mais evidências e estiver próximo da implementação