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Como impulsionar o atendimento ao cliente sem aumentar os custos


Conciliar qualidade com o caixa é o grande desafio dos administradores

A necessidade de diminuir os custos de uma empresa pode significar a queda de qualidade em determinado setor. O CEO da Octadesk, startup especializada na gestão de relacionamento com clientes, Rodrigo Ricco observa que muitos administradores encontram dificuldades para conseguir conciliar esses dois fatores sem perder a força no atendimento ao cliente, essencial para o negócio.

“O que é gasto com o atendimento ao cliente não deve ser visto como custo, mas como investimento. Apesar disso, hoje temos muitas alternativas para melhorar a experiência do cliente com mudanças simples na cultura, que não necessariamente implicam em gastos”, diz.

Para manter o atendimento ao cliente da companhia em bom funcionamento, Ricco listou algumas dicas para que a empresa consiga se adaptar à realidade financeira do momento, sem perder a eficiência no trabalho.

1- Mais opções de atendimento:

O uso da tecnologia é indispensável nos dias de hoje, então, para facilitar o contato com seu cliente, além de um software de gestão atualizado, é necessário existir diversos canais de comunicação, como:

  • Redes Sociais

  • Chats

  • E-mails

  • Aplicativos

2- Equipe bem treinada:

É importante que a equipe seja muito bem treinada para realizar um atendimento sólido e cativante. Os funcionários devem estar aptos a recolher informações e não deixar boas oportunidades de venda passarem.

3- Repense o processo:

Padronizar o serviço e salvar as informações do cliente pode, além de facilitar o atendimento, reduzir etapas e encurtar as decisões gerenciais para tornar todo o processo mais simples e efetivo.

4- Integração entre áreas:

A ideia de integrar alguns setores da empresa pode melhorar e facilitar o trabalho de atendimento ao cliente. As áreas de marketing e venda, por exemplo, podem ajudar a ter uma visão mais clara do perfil dos consumidores, assim como a publicidade da empresa pode ser ajudado para criar ações. Sendo assim, vale a pena pesquisar e ver quais domínios pode se integrar.

5- Cliente em destaque:

Entenda melhor seu cliente e procure sempre resolver seus problemas da melhor maneira possível. Ter um atendimento humanizado e sempre deixar o consumidor informado de suas ações referentes a todas as etapas do seu contato com a empresa é essencial para a relação de confiança entre companhia e comprador.

FONTE: http://novovarejo.com.br/como-impulsionar-o-atendimento-ao-cliente-sem-aumentar-os-custos/

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